terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Dois foragidos do sistema prisional de Roraima são recapturados pela PM

A Polícia Militar recapturou dois foragidos do sistema prisional de Roraima nessa sexta-feira (1º). A ação ocorreu em dois locais distintos do estado e contou com o auxílio da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Após os procedimentos de rotina, os dois detentos foram encaminhados à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
Os foragidos foram apresentados a Dicap (Foto: Divulgação/ Dicap)
O primeiro recapturado, conforme a polícia, foi o detento José Alberto Pereira de Araújo, de 28 anos, mais conhecido como 'Chicote'. Ele foi localizado na BR-401, a 40 quilômetros da capital, sentido município de Bonfim. A polícia informou que o preso responde por furto, falsidade ideológica e estupro, e recebeu o benefício de saída temporária para retornar no dia 30 de dezembro, o que não ocorreu, e 'Chicote' passou a ser considerado foragido.
"Os policiais fizeram a abordagem e o homem se identificou como Antônio Pereira, tovadia, a foto dele foi enviada ao sistema de consulta da Dicap e ele acabou sendo reconhecido", relatou o chefe da Dicap, Roney Cruz, ao acrescentar que a Divisão atua com plantões 24 horas, para retirar das ruas os foragidos do sistema e proporcionar mais segurança à população.
O outro recapturado foi Mickael Vasconcelos Barbosa, de 22 anos, que segundo a polícia estava faltando aos pernoites na Casa do Albergado desde o dia 10 de outubro do ano passado, o que o configurou foragido. Ele responde por roubo.
"Os detentos que cumprem pena no regime semiaberto no Albergue saem durante o dia para trabalhar e à noite devem retornar a unidade, quando isso não acontece, ele é considerado. Então a nossa equipe trabalha para localizar e reconduzir o albergado", explicou Cruz.
De acordo com a polícia, Mickael Barbosa foi localizado em via pública no Bairro Pintolândia, na zona Oeste de Boa Vista, e também após consulta ao plantão da Dicap foi identificado e preso.
Ainda conforme a polícia, os dois recapturados foram apresentados à sede da Dicap, para os procedimentos de rotina, em seguida foram levados ao Instituto Médico Legal (IML), para o exame de corpo de delito, e posteriormente, foram conduzidos à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde ficarão à disposição da Justiça.
O chefe da Dicap ressaltou que a participação da sociedade na recaptura dos foragidos é importante, tendo em vista que com o auxílio das novas tecnologias e com o sistema de dados, a Dicap tem realizado diariamente um trabalho intenso de recaptura pela cidade.
"A população pode informar a localização dos fugitivos por meio das redes sociais e por telefone. Basta entrar em contato pelo whatsapp (95) 99139-9529. A pessoa não precisa ficar preocupada, pois a identidade do denunciante não é divulgada. Realizamos um trabalho sigiloso", explicou Cruz.
Ele acrescentou ainda que as forças de segurança do estado trabalham em conjunto e por isso a população pode repassar as informações por meio dos telefones 0800-280 9535, 190, 197 e 153.

Nenhum comentário:

Postar um comentário