segunda-feira, 21 de setembro de 2015

PARA CONHECIMENTO DE TODOS O GRAU DE SABEDORIA E CONHECIMENTO DO NOSSO IRMÃO LUIZ FERNANDO... (LUIZÃO)




 

CURRÍCULO DO LUIS FERNANDO DE SOUSA.

Funcionário público efetivo da Secretaria de Estado de Defesa Social, lotado na Subsecretaria de Administração Prisional.
Possuo 13 (treze) anos de experiência no âmbito do Sistema Prisional.

EXPERIÊNCIA  PROFISSIONAL                                                                                                
* DIRETOR GERAL DO PRESÍDIO ANTÔNIO DUTRA LADEIRA – ATUAL.

* SUPERINTENDENTE DE SEGURANÇA PRISIONAL  na  Subsecretaria de Administração Prisional. (Anterior)

* DIRETOR PÚBLICO no Complexo Penitenciário da Parceria Público Privada.

O local é referência nacional e internacional no uso da tecnologia para garantir a segurança de todos os envolvidos no ambiente prisional, tendo recebido, inclusive, o primeiro bloqueador de celular do Estado.

* DIRETOR GERAL DE SEGURANÇA EXTERNA – SUPERINTENDÊNCIA DE SEGURANÇA PRISIONAL  - SSPI – 2012 à 2014.

Estudamos exaustivamente  as dificuldades que fragilizam a segurança nas Unidades Prisionais do Estado e juntamente com os gestores, trabalhamos da melhor forma no intuito de minimiza-las. Aprendemos que o ideal é prevenir sempre, para que os problemas sejam evitados.

Enquanto Diretor Geral de Segurança Externa,  criamos  as Centrais de Escolta do Sistema Prisional - CIESP (RESOLUÇÃO SEDS N° 1414 /2013 DE 15 DE JULHO DE 2013. Cria as Centrais Integradas de Escolta do Sistema Prisional no âmbito da Subsecretaria de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais).

O objetivo foi obter maior versatilidade na mobilização do serviço de Escolta, gerar economia aos cofres públicos, aperfeiçoar o atendimento às demandas das Unidades Prisionais localizadas em sua região de atendimento e atuar prioritariamente para garantir as escoltas do preso:

Emergenciais – objetivando salvar vidas e garantir a incolumidade física do preso;
b. Escoltas judiciais;
c. De saúde: eletivas;
d. Entre unidades da Subsecretaria de Administração Prisional;
e. Para as atividades inerentes à ressocialização;
f. Demais escoltas, devidamente autorizadas pela Diretoria de Segurança Externa.

* Reconhecimento da PMMG pelo bom serviço prestado enquanto Diretor Geral de Segurança Externa – PRÊMIO VENERA CICOp – Excelso Colaborador – Agosto 2012.

* Comenda Alferes Tiradentes – Entregue em 15 de novembro de 2012 pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, em cerimônia realizada na ocasião da comemoração ao Dia da Proclamação da República, no Teatro Municipal Casa da Ópera (Ouro Preto – MG). Reconhecimento pelos bons serviços prestados a comunidade.

* MEMBRO da Comissão Especial para Acompanhamento do Concurso Público destinado ao provimento de cargos da carreira de Agente Penitenciário do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Defesa Social, prevista na Resolução SEDS no 1346 de 22 de novembro de 2012.

* MEMBRO da Câmara Permanente da DIAO – Diretrizes Integradas de Ações e Operações. (durante o período em que ocupei o cargo de Diretor Geral de Segurança Externa da Superintendência de Segurança Prisional).

* MEMBRO da Equipe e Elaboração  (enquanto Diretor Geral de Segurança Externa) do projeto para Normatização do Sistema Prisional de Minas Gerais – Revisão e atualização do Procedimento Operacional Padrão – POP. Versão 2012.

* DIRETOR GERAL DO CERESP SÃO CRISTÓVÃO – 2010 à 2011.

Mentor intelectual  do projeto “TV Cela”  com fulcro na ressocialização do preso:

Projeto TV Cela - Sistema de comunicação com finalidade de levar HUMANIZAÇÃO, ACONSELHAMENTO, EDUCAÇÃO, ORIENTAÇÃO, ASSISTÊNCIA RELIGIOSA às pessoas que cumprem pena privativa de liberdade em Unidades Prisionais do Estado.

* DIRETOR ADMINISTRATIVO – PRESÍDIO DE BARBACENA – 2009 à 2010

Organizamos de forma sistemática todo procedimento administrativo da Unidade Prisional. (referências sobre o nosso trabalho podem ser obtidas hoje, no próprio Presídio de Barbacena).

* AGENTE PENITENCIÁRIO EFETIVO – Concurso Público Edital 2004.

UNIDADE : Penitenciária Deputado Expedito Faria Tavares

Referência : Major Saulo Dumont – Diretor Geral

* ATIVIDADES DESEMPENHADAS E EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA :

GIT(Grupo de Intervenção Tática) ; Escolta de Sentenciados - Externo (experiência como Líder, Motorista, Arma longa e condutor); Muralha ; Portaria – cadastro e credenciamento de visitantes; Censura de pertences / revista minuciosa; Pavilhões - Acompanhamento de sentenciado no pavilhão; retirada de cela; Movimentação interna de sentenciados; Apoio de Segurança – Biometria;

* CENTRO SÓCIO EDUCATIVO DOM LUIS AMIGÓ E FERRER

Cargo    : Educador
Período : Maio/2002 a Junho/2004
Atividades desempenhadas :
Trabalhei como Educador, na reeducação de adolescentes  e dependentes químicos em conflito com a lei,  por mais de 02 (dois) anos, ministrando aulas para o ensino básico e fundamental; Era responsável pelos alojamentos e ministrei palestras diárias com temas direcionados à ressocialização do menor infrator.
Acompanhamento pedagógico ;
Membro da Equipe Técnica Disciplinar.

* BANCO DO ESTADO DE MINAS GERAIS – BEMGE

Ingressei na Instituição Financeira como Escriturário Caixa  e alcancei o  Cargo de Gerente de Negócios  Nível  III, por reconhecimento de mérito.

Tempo na instituição: 5 anos – de 1988 a 1993.

* TRABALHEI COMO  TUTOR SENASP  DA  REDE  NACIONAL  DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA SEGURANÇA PÚBLICA :

1 - Formação de Formadores – Turma:  FFSP19SPMG05 – Período: 02/06/2010 a 20/07/2010. Carga horária: 60 horas.

2 - Gerenciamento de Crises:
Turma I : GDC21SPMG14 – Período: 23/02/2011 à 13/04/2011.  Carga horária: 60 horas.
                                               Turma II : GDC24SPMG03 – Período: 28/02/2012 à 18/04/2012.
                                               Carga horária: 60 horas.

3 -Sistemas e Gestão em Segurança Pública -Turma: SGSP22SPMG02 – Período: 07/06/2011 à 26/07/2011. Carga horária: 60 horas.  

4 - Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública. Turma: IIDH23SPMG05 ; Período: 13/09/2011 à 05/11/2011. Carga Horária: 60 horas.


* FORMAÇÃO ACADÊMICA *   
                                                                            
BACHARELANDO EM DIREITO.
LINGUA HEBRAICA – CONGREGAÇÃO ISRAELITA  MINEIRA  – Profª Rachel Cohen.
( conversação , escrita e tradução textual )   ( 2 ANOS )  -  1998 a 2000

Estudos exaustívos sobre TEOLOGIA - Igreja Presbiteriana do Brasil
Exerci o Diaconato por 03 anos na Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

* CURSOS EXTRACURRICULARES                                                                                          

Curso de Intervenção Tática em Ambiente Prisional – Grupamento de Intervenção Tática do Presídio Professor Jacy de Assis – Uberlândia – MG. (Medidas administrativas; Combate em ambientes confinados CQB; Contenção de distúrbios prisionais – prática e teoria; Formações Táticas – prática e teoria; Manuseio Emprego de Arma de Fogo – MEAF - calibre 12 e AM 600;  Meios Menos Letais – prática e teoria; Imobilizações Táticas; Formações de Choque; Teatro de Operações – Prática de Intervenção Tática.

Curso de Formação Técnico Profissional para Agente de Segurança Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Minas Gerais.

Local:  Academia de Polícia Civil do Estado de  Minas Gerais.

Conteúdo:

(Direitos Humanos, Cidadania e Ética; Noções de Direito Penal; Psicologia : Relações Humanas; Fundamentos da Leio de Execução Penal; Estrutura Organizacional e Legislação Disciplinar; Gerenciamento de Crises; Tóxicos e Entorpecentes; Defesa Pessoal; Medicina Preventiva e Saúde Pública; Noções Básicas de Tiro, Armamento e Munição)
Curso de Manejo de Pistola Imbel cal .40 S&W.  –  Polícia  Militar  do  Estado  de Minas  Gerais –  10ª Região – 46º Batalhão PM

MAIS DE 30 (TRINTA)  CURSOS CONCLUÍDOS ATRAVÉS DA  REDE SENASP – MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - Com real aproveitamento e aplicação no âmbito do Sistema Prisional.
Participação na Consulta Nacional a Policiais Militares, Civis, Rodoviários e Federais, Bombeiros, Guardas Municipais e Agentes Penitenciários, realizada no âmbito da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, totalizando a carga horária de 20 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário